25 maio Centenário da Semana de 22: Alguns destaques da programação
Notícias
O evento, organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência em 1922, representou uma ruptura com a forma como era feita arte no país até então, dando início ao Movimento Modernista do Brasil e um novo ponto de vista estético, propondo novas formas de explorar a brasilidade na música, poesia, pintura e dança.
Como disse a própria Lina Bo Bardi, em depoimento colhido já no fim da sua vida, o Sesc Pompeia foi um caso raro e bem-sucedido de arqueologia industrial no país, sem tradição na área. “Quando fui conhecer a fábrica, vi que era o único exemplo na América Latina do concreto Hennebique, com aqueles estribos, uma coisa internacional da maior importância, em conservação perfeita, belíssimo. A ideia de arqueologia industrial está no ar, no campo internacional, isto é, tomar conhecimento não somente dos prédios com valor histórico ou artístico, como o barroco brasileiro, no caso do Brasil, mas também de centros com documentos de caráter histórico e social”, resumiu.
Diversas exposições e eventos acontecem este ano em espaços que exaltam a Semana de 22. Confira alguns destaques:
Casa Guilherme de Almeida
Instalação Modernismo Vivo. O acervo da casa conta com obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e até mesmo a escultura “Soror Dolorosa”, de Victor Brecheret, que foi exposta durante a Semana de 22.
O evento destaca obras, autores e artistas modernistas.
Quando: Até dezembro de 2022
Onde: R. Macapá, 187, Sumaré – São Paulo
No Museu Afro Brasil: Exposição Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mario de Andrade.
Com curadoria de Emanoel Araújo, a mostra traz grandes pinturas provenientes das igrejas das cidades de Itu e São Paulo, onde o padre artista exerceu, com primazia, seu ofício de pintor, músico e compositor. A pesquisa sobre as pinturas das igrejas e conventos da cidade de Itu foi uma das últimas realizadas por Mário de Andrade, cujo olhar se voltou para esses artistas dos séculos XVIII e XIX.
Quando: até julho de 2022
Onde: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana, São Paulo
–
Exposição O Modernismo e o Patrimônio, no Museu de Arte Sacra de São Paulo
Destaca a relação entre modernismo e patrimônio no Brasil entre os anos 1920 e 1950. A mostra conta com curadoria de Guilherme Wisnik.
Mais detalhes sobre a programação dos 100 anos da Semana de Arte Moderna pode ser vista aqui:
Créditos das fotos :
Foto 1
Theatro Municipal de São Paulo,
Foto: por Wilfredor, CCO, via Wikimedia Commons
Foto 2
Casa Guilherme de Almeida (Foto: André Hoff
Foto 3
Uma das entradas da exposição
“Esse Extraordinário Mário de Andrade”. Joca Duarte/Divulgação
Museu Afro Brasil
NOSSO ENDEREÇO:
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2586 – Jd, América – São Paulo – SP
NOSSO TELEFONE:
11 3078-8704
ENVIE-NOS UM EMAIL::
tecnobanho@tecnobanho.com.br
NOSSAS MARCAS PARCEIRAS: